Calouros: O que comprar e o que não comprar para o material da faculdade

Um novo ano começando e o início das aulas se aproximando.... Pra nós que já somos veteranos isso não causa pânico, não mais! Mas já fomos calouros e sabemos o que afligem vocês, são muitas as preocupações, porque afinal de contas é a Faculdade. Você se preocupa com o que vai vestir, que é uma preocupação típica e especifica do estudante do curso de Direito, você se preocupa com o que as pessoas vão achar de você, e você se preocupa com o que você vai levar. Cada uma dessas perguntas tem a sua relevância e influência, mas o importante é ser você mesmo, manter firme a sua essência, as pessoas precisam gostar de você do jeito que você é, e não pelo que você aparenta ser, essa é uma regrinha básica de " Como manter a sua identidade na Faculdade ". Mas entre todas essas dúvidas a mais relevante é : O que eu devo comprar para compor o meu material de estudos da faculdade ? E é sobre isso que vamos conversar!




Se importar com o que comprar para facilitar seus estudos já desmontra o quanto você será dedicado! Penso que o público alvo desses artigos geralmente são garotas, porque primeiro nós borbardeadas pela indústria do capitalismo que vive querendo ditar o que precisa ter , no nosso caso eles usam aquelas fotos do Pinterest do Cantinho perfeito de estudos, cheios de caderinhos e canetas da Stabilo, que realmente nos tiram  o folego. Mas será que realmente é necessário ter tudo aquilo ? Não existe problema nenhum em ter esses cantinhos de estudos, o meu mesmo aos poucos fui decorando dessa forma, o que quero dizer que isso não é necessário, é apenas por questão de decoração mesmo.

O que comprar para compor o meu material de estudos da faculdade ?

Dentro das coisas que realmente são importantes gostaria de citar apenas um caderno de no mínimo 10 matérias e caneta azul e preta, e um lápis e borracha. Pronto!!! Isso é o estrito necessário. Agora que já sabemos o que é importante vou dar algumas dicas de materiais que podem auxiliar na hora de organizar seus estudos e que podem auxiliar na hora da aprendizagem. Segue abaixo uma listinha de coisas que considero importantes e facilitadores para os meus estudos na faculdade:

  1. Caderno ou Fichário 
  2. Agenda ou Planner
  3. Marca Texto
  4. Canetas coloridas
  5. Post'it
Esses são os materiais que utilizo na hora dos meus estudos. Sobre o caderno ou fichário, você pode escolher um dos dois, mas se escolher fichário , esteja certo de que você é uma pessoa organizada se não não vai dar certo. A agenda ou Planner auxilia na organização e planejamento dos seus estudos e revisões, nelas você pode organizar as datas e contéudos . O marca texto é uma coisa importante, principalemnte para todo bom estudante de Direito, são vários os artigos que precisamos ler, e acredite são enormes, usar o marca texto ajuda você a fazer um resumo marcando palavras-chaves, assim você pode se lembrar fácil do que o texto se trata e ainda te ajuda a memorizar, de acordo com pesquisas o nosso cerebro tem mais facilidade de memorizar quando usamos cores chamativas sublinhando as palavras, e as canetas tem a mesma função, além de separar os títulos e outras funcionalidades. Os post'its servem como lembretes , você pode anotar frases motivacionais para te motivar nos dias que você se sentir desanimado e for tentado a procrastinar.


O que NÃO comprar para compor o meu material de estudos da faculdade ?


Existe uma grande diferença entre faculdade e escola, e a primeira delas é que na faculdade o professor vai te ensinar, mais aquilo que você aprenderá em sala não será suficiente se você não se dedicar sozinho, sim meu caro amigo(a) essa é a realidade dos universitários, não tem professor pegando no seu pé pra fazer trabalho, pra estudar, ou você estuda por vontade própria, ou então será reprovado (risos). 

Na primeira semana da faculdade os professores irão te passar a Bibliografia da matéria dele, o que é essa bibliografia? Nada mais do que livros que os professores indicam pra serrem lidos, e que muitos deles você só vai usar naquele semestre, a DICA é , conheça a Biblioteca de sua faculdade antes de sair comprando um monte de livros, ainda mais livros de Direito que são livros caros. Antes de comprar qualquer livro, veja se o título não está disponível para consulta na biblioteca e dê uma lidinha antes pra saber se você entende a linguagem, porque se não, você não vai passar das 5 primeiras páginas.

Outro ponto importante e que todos os calouros de Direito se perguntam é : Comprar ou não comprar o Vade Mecum? Talvez você  tenha bugado e esteja "Vade o quê miniinaaa?" ... Vejamos uma breve explicação do que consiste o Vade Mecum, que nada mais é que um livro que possui todos os códigos da lei, ou seja , nele você vai encontrar o Código Civil, Código Penal, a Constituição Federal entre outras leis, dizem que é a Bíblia do Direito, por ter tamanha importancia. Pois então, repondendo a pergunta anterior, se você deve ou não comprá-lo logo no ínicio, a resposta é : DEPENDE!!! Pra você já ir se familiarizando com essa palavra, porque tudo no Direito depende de diversos fatores. Hahaha
Antes de comprar o seu Vade Mecum, dê uma analisadinha na sua matriz/grade curricular, e veja se você terá materias que exige esse livro, pois nem todas as faculdades começam ensinando o Direito propriamente dito, no 1° período você estudará mais um intrudução do estudo ao Direito, onde você vai entender a história do Direito, como surgiu, como evoluiu, como se relaciona com a sociedade e seu papel dentro dela. E uma outra dica que eu daria, caso algum professor fale "mas nós vamos precisar dele para ler alguns artigos de tal código", baixe o aplicativo do Vade Mecum no seu celular, e pronto tudo estára resolvido! Porque é melhor você comprar esse livro quando realmente for necessário, porque as leis vivem em constante alteração e surgimento , é melhor não correr o risco de ter que comprar e perder o livro sem nem ter usado.


E essas foram as dicas pra comprar certo na hora de escolher o seu material de estudos espero ter ajudado você respondendo suas questões, e ajudando a economizar seu dinheiro.






Comentários

Destaques