Coaching ou Coaches : Quem são, o que fazem, e para quê existem. Entenda!

Frequentemente temos encontrado pessoas falando que se dizem Coaches ou pessoas que estão fazendo Coaching, mas provavelmente você deve se perguntar : " Quem são essas pessoas, o que elas fazem, e para quê existem? É um estilo de vida ou uma profissão?" . Preciso confessar que eu mesma já me fiz essas perguntas quando vi uma grande quantidade desses perfis me seguindo no Instagram por exemplo. E foi então que surgiu a curiosidade e me veio a idéia de fazer este artigo.  Entenda um pouco sobre essas pessoas.





Recentemente em uma das minhas visitas a Biblioteca da minha faculdade, enquanto estava á procura de livros de Direito, por disponibilidade de tempo, comecei a fazer um tour e indo de seção á seção encontrei uma onde tinha muitos livros interessantes, sobre gerenciamente de empresas, desenvolvimento pessoal e muitos outros temas, e foi quando no meio desses livros que medespertaram muito interesse á próposito, encontrei um com o título " Coaching : O Exercício da Liderança" . Assim que vi o livro já peguei pra olhar e decidi que ia levar. O que me fez querer levar o livro nem foi a palavra Coaching, mas o fato do livro abordar liderança, que é um tema que me interessa bastante. Mas me fez pensar: "O que coaching tem haver com liderança?" . E foi ai que eu disse: " Preciso ler esse livro!". E isso aconteceu ontem.

Como não gosto de perder tempo, hoje mesmo comecei a ler o livro, e logo no início, em uma simples apresentação, todas as minhas dúvidas a respeito desses termos foram solucionadas. E através do conhecimento e esclarecimento que esse livro me trouxe , venho compartilhar com vocês sobre esse tema . Afinal de contas ser coache é um estilo de vida, ou uma profissão?

O Coaching ou Coache originaram de uma palavra francesa antiga, a palavra Coach, que significa " um veículo para transportar pessoas de um lugar para outro". E a história conta que, há 10 anos atrás, um empresário chamado Jerre Stead, que na época era o presidente da empresa, que com uma iniciativa diferente, pra época pelo menos, nomeou seu cartão de visita com o cargo de Coach Chefe, e isso fez com que as pessoas ficassem intrigadas com o significado do termo, e muitos até caçoavam de Jerre. Mas com o tempo isso foi se tornando história, e atualmente o Coaching é uma atividade e é considerada uma profissão, que inclusive tem tido uma expansão muito significativa e rápida.




O Coaching ou os Coaches, são pessoas que exercem uma atividade que ajuda  pessoas que buscam se desevolverem e melhorarem, ajudam as pessoas a se tornarem mais do que elas acham que podem ser. Atualmente o coach, ajuda uma pessoa a expandir sua aptidão, nível intelectual, aumentar sua performace e até mesmo a mudar sua cosmovisão, que a forma como essa pessoa pensa e percebe as coisas ao seu redor. Eles são uma espécie de mentores, que ajudam pessoas comuns como eu e você a fazerem coisas extraordinárias.

E um exemplo que esse livro deu que eu achei muito legal, e que fez muito sentido é que, desde pequenos nós temos grandes coaches em nossas vidas, nos acompanhando e nos motivando a vencer nossos próprios desafios que são: nossos pais.

"Os seus pais foram os seus primeiros grandes coaches. Lembre-se dos seus primeiros passos. Provavelmente você ficou de pé, desequilibrado, deu um passinho curto, caiu sem cerimônia sobre seu bumbum e desatou a chorar. Os seus pais não lhe deram um tapa e disseram: "Moleque Burro. Desista. Você nunca vai conseguir andar. Continue engatinhando e não nos atrapalhe." Não, eles seguiam vislumbrar você andando, correndo e até vecendo maratonas - atividades que você ben conseguiria imaginar no meio de tantas lágrimas. Como grandes coaches, eles o ajudaram a seguir em frente para um futuro que você, então, não conseguiria enxergar."

O coaching começa com duas pessoas, uma que quer mesmo seguir em frente, e a outra,  que deseja ajudar essa pessoa a contemplar a jornada. E como isso acontece? O Coaching começa acontecer através de procedimentos, onde a pessoa interessada em ser mentoriada recebe aconselhamentos para mover-se, aprender e crescer como indíviduo, mas para tudo isso ser concretizado a pessoa precisa estar verdadeiramente dedicida e se empenhar e dedicar sua energia para que isso aconteça. Ser coache exige  uma profunda dedicação e um intenso desejo de ajudar pessoas norteando e mentoriando para que elas alcancem seus sonhos e objetivos.

" Um grande coache frequentemente consegue enxergar possibilidades que a pessoa que está sendo aconselhada nem sabe que existem. Um grande coach ajuda o indivíduo a esclarecer quais metas este deseja alcançar, e então - através de um questionamento cuidadoso e empático - auxilia esse indivíduo a trilhar com maior rapidez a jornada da realização."

E a essência do coaching vem do verdadeiro comprometimento em influenciar pessoas a atingirem metas. Então com base no que agora a gente já sabe sobre o coaching, podemos dizer que é uma experiência muito gratificante em poder ajudar pessoas a serem melhores e despertar o melhor dessas pessoas e que também é uma profissão muito nobre. A função do coaching é  ser a principal abordagem de liderança do século XXI, pois o líder é um desenvolvedor de pessoas e construtor de carreiras e relacionamentos.

Depois de entender tudo isso a respeito desses profissionais e a atividade que exercem, percebi que estou num processo para me transformar em Coache, pois um dasprincipais objetivos e uma das minhas maiores motivações é investir em vidas, pessoas. E você, se tornaria um coache ou acha que antes é necessário passar por um processo de coaching? Qua a sua percepção em relação a essa profissão? E é com essas perguntas que encerro o artigo de hoje, deixem nos comentários suas opniões, é muito animador saber o que vocês pensam. Um abraço a todos e até a próxima!


Comentários

Destaques