Vida de Estagiária : Primeiras experiências, lado positivo e lado negativo.



Esse é um assunto muito discutido no âmbito universitário e talvez o momento mais esperado pelos estudantes de Direito. Como toda boa e dedicada estudante de Direito, eu sempre quis ter a experiência de presenciar a prática da advocacia, então foi no dia 03/12/2017, que Deus me abençoo com a oportunidade de me mudar pra Anápolis, e foi apartir desse momento que comecei a planejar minha vida em torno desse objetivo, e acreditem se quiser eu já tinha um Escritório de Advocacia como alvo.  Durante o primeiro mês morando em Anápolis, não me preocupei com isso pois o objetivo era descansar e me adaptar. Então no dia 18/01/18 após o rescesso forense acordei de manhã e organizei tudo pra ir em busca do meu estágio, e sim, eu estava disposta a fazer estágio vonluntário se fosse preciso. O primeiro lugar que fui a procura de estágio foi a Justiça Federal, que fica bem próximo a minha casa, e essas era outra caracteristica que eu procurava (algo próximo ou nas redondezas da minha casa), fui muito bem recebida e o responsável gostou muito do meu currículo, porém no momento não estavam contratando estagiários. Então eu partir pra minha primeira opção de escritório, a qual eu já estava orando pra que se fosse da vontade de Deus que ali eu o glorificasse adquirindo conhecimento para a minha futura profissão  e trabalhando nesse lugar, que Deus me abençoasse com essa oportunidade, e eu sei que pode ser estranho, mais desde que mudei eu sentia como se alguma coisa me direcionasse para ir lá, e caso não fosse iria ter que conviver com varios "e se..." na minha cabeça. Desfeicho da história: Fui no tal escritório, e para a minha surpresa o proprietário gostou tanto do meu currículo que me deu a oportunidade de estágio, o qual é remunerado, uma coisa que é muito dificil de acontecer.

MORAL DA HISTÓRIA: Durante esses dias que eu estava orando pra conseguir o estágio, eu fiquei com medo de não achar a oportunidade, e de certa forma esse medo me fez dúvidar do que o meu Deus é capaz de fazer, se essa for a vontade dEle , e falando isso eu só consigo lembrar de um versículo que mostra o quando Deus tem se feito presente na minhas vida, nas minhas decisões e nos meus planos, e eu gostaria de compartilhar com você.

"Peça a Deus que abençõe seus planos e eles darão certo."
 Provérbios 16.3

O que esse versículo quer dizer especificamente é que nós precisamos colocar nossos planos diante de Deus, Ele quer ouvir nossos sonhos e anseios. E a parte de dar certo ou não funciona da seguinte forma: Não quer dizer que se você falar pra Deus que seu plano é "tal", essa "tal" coisa dará certo imediatamente e do jeito que você quer, não. Mas o fato de você amar tanto a Deus e ter um relacionamento intimo com Ele fará com que seu coração esteja disposto a entender que a vontade dEle é boa, perfeita e agradável, então mesmo que o "seu" plano não dê certo, você está em paz, porque o plano de Deus também é seu.

Minha Experiência no Estágio...

No primeiro dia, ficamos super animados com tudo que acontece, os hormonios do nosso corpo estão á 1000 km/hr viajando sobre todas o nosso organismo. Mas ao final do primeiro dia essa animação cai por causa do cansaço fisíco e mental, porque tudo que é novo demanda um trabalho mutio grande do nosso cerebro. Mas no segundo dia você volta aos pouquinhos na realidade de fato e é ai onde você percebe que o estágio não é um mar de rosas.

Pontos Positivos

Nessa altura do campeonato você já se sente quase advogado, só faltou a carteirinha da OAB!!! Hahaha Brincadeiras a parte, mas de fato, o ambiente te transmite essa sensação, porque afinal de contas você está vivênciando na prática aquela profissão que estás estudando. Os primeiros atendimentos que presenciei , fiquei deslumbrada, e cada vez mais certa de que estou seguindo o caminho certo. Além desses primerios pontos que considero positivo, o mais interessante é que você está trabalhando mais é como se você tivesse estudando, e a segunda coisa é que você vai ver todo o conhecimento adquirido na teoria sendo colocado em prática, o que é muito bom, mas que assuta um pouco. Nessa primeira semana posso dizer que eu já tenho uma noção muito boa sobre procedimento administrativos de um escritório, conhecimento sobre como proceder num atendimento com o cliente, e fora outras dicas muito importantes que os advogados tem me passado, que serão muito úteis no momento em que for exercer a minha profissão , e esses são os pontos positivos. Eu diria que eu já tenho uma noção básica de como funciona um escritório de advocacia.

Pontos Negativos

Antes de falar dos pontos negativos, gostaria de falar sobre uma diferença notável entre fazer estágio em um escritório e nos orgão judiciários, no primeiro você está lidando com o dia a dia de um advogado, o qual pode te auxiliar, esclarecer dúvidas e te passar muitas dicas sobre esse mundo da advocacia, já na segunda opção, você vai basicamente protocolar processos, cuidar do arquivamento e consulta processual e procedimento administrativos... Pois bem, é ai onde encontramos a primeira diferença que pode ser um ponto negativo.

Como todo bom estudante de Direito, eu já tinha ciência sobre a quantidade de horas máximas de trabalho do estagiário, a qual é seguida fielmente nos orgãos judiciários, mas esse já é um ponto negativo no escritório de advocacia, que normalmente quer que você exceda esse horário alegando que quanto mais tempo você ficar no escritório mais conhecimento você adquirirá. Sobre a parte do conhecimento , OK, realmente é verdade, mas é muito cansativo e desgastante. E esse tem sido uma tecla que tenho batido nos meus momentos de reflexão, como conciliar tantas horas de trabalho com meus estudos? Como descansar o suficiente, estudar e estagiar ? Essas são perguntas que não querem calar. Eu falo pra vocês, a oportunidade de conhecimento é imprecionante! Mas será que fale a pena abdigar dos seus estudos pela prática ? Essa ainda é uma dúvida que eu não consegui responder pra mim mesma. Para mim o ponto negativo de estágiar no escritório é esse, exigem que você fique mais tempo trabalhando e pagam muito pouco por isso.

Eu ainda estou numa dúvida cruel se pretendo ou não continuar, mas no momento vou deixar as coisas fluirem e continuar orando pra Deus me direcionar na minha decisão.

Conclusão...

 Pra encerrar o post de hoje o meu conselho é, procure escritórios que entendam e sigam o máximo de horas semanias de trabalho estipuladas pela lei especificamente para o estagiário(a), pois assim você terá a oportunidade de vivenciar a prática sem abdigar dos seus estudos. Mas se o seu plano é um concurso por exemplo, não vale a pena diminuir suas horas dedicadas ao estudo para estagiar.

Eu tinha uma visão muito diferente de estágio e  por ter criando tantas expectativas a consequencia seja esse choque de realidade, mas tenho aprendido a gostar , ainda não sei como irei conciliar meus estudos, mas esse já é tema de situações futuras e de outros post's, espero que meu objetivo com esse texto tenha sido alcançado que é, alertar os estudantes sobre a realidade dos estagiários e para não criarem tantas expectativas , e quem sabe continuarei falando a respeito desse tema em outras postagens, mas por hoje é só!

Comentários

Destaques